Sistema de produção
Entende-se por sistema de produção de gado de corte o conjunto de tecnologias e práticas de manejo, bem como o tipo de animal, o propósito da criação, a raça ou agrupamento genético e a ecorregião onde a atividade é desenvolvida. Para se definir um sistema de produção, os aspectos sociais, econômicos e culturais, uma vez que esses têm influência decisiva, principalmente, nas modificações que poderão ser impostas por forças externas e, especialmente, na forma como tais mudanças deverão ocorrer para que o processo seja eficaz, e as transformações alcancem os benefícios esperados (CICARNE,2016).
Preconizamos a pecuária intensificada, onde é crescente a preocupação na implantação das melhores e mais adaptáveis pastagens para cada caso, e também com a manutenção e melhoria das pastagens já existentes, empregando-se tecnologias de correções de acidez e fertilidade do solo, manejo mecânico e químico de plantas invasoras, e bem como manejo integrado de pragas, manejo de suporte das pastagens com rotação dos animais, e culturas forrageiras. Além dos animais pastarem a campo, ocorre a suplementação mineral, suplementação por proteinados e rações (semiconfinamento) e em confinamento.
O Sistema de Produção pecuária bovina de corte que preconizamos, pode ser dividida em três Sistemas:
- Sistema Extensivo.
- Sistema Semi-Intensivo.
- Sistema Intensivo.
Dentre dos sistemas de Produção pecuária bovina de corte, a Agropoint veem trabalhando com raças zebuínas e cruzamento industrial nas diferentes fases de produção:
Cria
A cria compreende a reprodução e o crescimento do(a) bezerro (a) até a desmama. Na bovinocultura de corte, a fase de cria compreende a reprodução e o crescimento do(a) bezerro(a) até a desmama, que ocorre entre seis e oito meses de idade. Rebanhos de gado de corte devem apresentar estações definidas para o acasalamento, parição e desmame.
Recria e Engorda
A recria ocorre da desmama até o início da reprodução das fêmeas ou fase de engorda dos machos. A recria é a que retém os animais por mais tempo, especialmente no subsistema tradicional. Em animais abatidos aos quatro anos, a recria pode prolongar-se por cerca de 30 meses.