O cultivo do amendoim começou há 4000 anos atrás. Hoje em dia é cultivado em muitos países tropicais e subtropicais, e até em temperados. O amendoim é uma das oleaginosas mais cultivadas no Mundo (FAOSTAT, 2011).
Todas as partes da planta do amendoim podem ser usadas. É cultivado principalmente para consumo humano, seja pela semente, consumida directamente ou transformada, em manteiga, óleo e outros produtos.
O amendoim é, também, usado para fabricar produtos não alimentares, como cosméticos, sabonetes, medicamentos e lubrificantes.
As folhas, caules e algumas vagens que se perdem durante a colheita, são ricas fontes de proteínas e fibras para a alimentação animal.
Sendo o amendoim uma cultura de grande importância económica, surgiu a ideia de ensaiar a cultura em sistema industrial em Portugal, visto o clima ser compatível com as condições exigidas pela cultura e ser uma cultura que em tempos fez parte da agricultura familiar em Portugal, dada a ligação cultural com os países africanos, em particular com as ex-colónias.
A planta do amendoim é relativamente tolerante à acidez, porém requer a aplicação de calcário dolomítico, preferencialmente até dois meses antes da semeadura, a fim de elevar o índice de saturação por bases a 60%. Os benefícios da calagem, além da correção da acidez, estão também relacionados com fornecimento de cálcio e magnésio, nutrientes nos quais o amendoim é particularmente exigente.
A aplicação de nitrogênio é dispensada na cultura do amendoim, por se tratar de uma leguminosa, com capacidade de se associar a bactérias capazes de fixar nitrogênio, mediante o processo de fixação biológica de nitrogênio. Porém recomenda-se a inoculação da cultura com Bradyrhizobium sp., quando plantar em locais nunca cultivados anteriormente com amendoim ou adubo verde.
O amendoim, por apresentar o desenvolvimento de seus frutos no subterrâneo, necessita que o solo esteja bem preparado. Se caso na área for realizado o plantio direto, é necessário o uso de semeadoras específicas e adequadas para um plantio uniforme.
A qualidade das sementes é um fator essencial para o bom estabelecimento e produtividade da cultura. Antes da semeadura o tratamento das sementes de amendoim com fungicidas é imprescindível pela vulnerabilidade da cultura à fungos de solo na sua germinação e emergência.
Exigências hídricas
Cultivares precoces (3 meses) geralmente são plantadas em meados da estação das chuvas, para aproveitar ao máximo a precipitação pluvial durante as fases de florescimento e enchimento dos grãos.
Onde o período chuvoso é mais longo, ou em plantio irrigado, é preciso planejar a semeadura, para que não haja perdas por germinação de sementes nas vagens e a colheita ocorra em época seca, para garantir a secagem da produção e evitar problemas de doenças nas vagens.
Exigências térmicas
O amendoinzeiro desenvolve-se melhor, com produtividade mais elevada, em climas quentes. Temperaturas de 30°C ou ligeiramente superiores, são as mais benéficas para a germinação, desenvolvimento inicial das plantas e formação do óleo. O cultivo não é indicado para regiões muito úmidas ou com períodos de chuvas muito prolongados que propiciam o aparecimento de doenças, além de prejudicar a colheita e a qualidade do produto.